quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O Trabalho Continua ...

No último sábado (30/08) os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Agrícola de Apucarana deram continuidade ao projeto de montagem de uma estufa usando garrafas PETs e bambu.
O trabalho do sábado consistiu em três etapas: um grupo de alunos ficaram responsáveis por cortar o fundo das cerca de 2000 garrafas PETs que já haviam sido separadas e classificadas no sábado anterior. Para este trabalho utilizaram estiletes e também um gabarito improvisado com um pedaço de cerca de 20cm de tubo de PVC de 100mm, pois com esse gabarito o corte do fundo da garrafa fica uniforme.

Corte do fundo das garrafas PETs utilizando estile e gabarito de tubo PVC.
Autor: Flávio Rossi, 2014.
Outra parte do grupo realizou a impermeabilização dos pedaços de madeira que servirão de apoio para a base da estufa. Este processo foi realizado com a aplicação de piche em todo a área dos pedaços de madeira, utilizando-se de pincel para pintura.
Impermeabilização dos pedaços de madeira.
Autor: Flávio Rossi, 2014
Este mesmo grupo realizou também um tratamento com os bambus cortados no sábado anterior. O tratamento no bambu visa evitar que os mesmos sejam atacados por carunchos que consomem o amido presente nas células do bambu. O tratamento realizado consistiu em "queimar" os bambus em fogo baixo e lentamente, pois em caso de fogo intenso os bambus estouram.
Tratamento do bambu com fogo baixo.
Autor: Cláudio Moreno, 2014
O trabalho ainda está no inicio, mas a expectativa aumenta a cada passo que é dado para a confecção da estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário