terça-feira, 26 de agosto de 2014

Início da Construção da Estufa de bambu e PET

           Neste sábado (23/08) demos inicio a construção da estufa com garrafas PET e bambu. O primeiro trabalho foi a retirada dos bambus em uma touceira localizada dentro da fazenda do Colégio Agrícola de Apucarana. A retirada das varas de bambu foi trabalhosa, pois a touceira escolhida para retirar os bambus não tem um manejo adequado e os bambus maduros que necessitávamos, estavam no meio da touceira e cercado de restos de bambus retirados anteriormente.
Touceira de onde foram retirados os bambus.
Autor: Anderson Bellini, 2014
           Para o corte das varas de bambu utilizamos um motosserra. Após o corte foi realizada a limpeza das varas, retirando os galhos e a ponta que não será utilizada para a estufa. Após o corte a limpeza dos bambus, estes foram transportados até próximo a um bosque existente no Colégio, pois este local foi escolhido para realizar a montagem da estufa, por se tratar de um local de fácil acesso e sombreado por várias árvores. 
Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente realizando a limpeza das varas de bambu.
Autor: Anderson Bellini, 2014
          Além do corte dos bambus foi realizado um trabalho com cerca de 2.000 garrafas PETs que foram arrecadadas pelos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola em uma prova de gincana escolar e irão ser utilizadas na estufa. O trabalho realizado consistiu na separação das garrafas por tamanho e cor, além da limpeza e retirada dos rótulos. Após esta atividade as PETs foram acondicionadas em sacos para lixo e acomodadas em uma das oficinas do Colégio Agrícola.
Garrafas PETs que serão utilizadas na estufa separadas e acondicionadas.
Autor: Anderson Bellini, 2014
        As atividades deste primeiro dia de trabalho foram realizadas pelos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente Flávio e Cláudio (3º Semestre) Paulo, Edna e Inês (2º Semestre).
         O trabalho está apenas começando e ainda muito terá que ser feito, mas estão todos otimistas e ansiosos com os resultados que esperamos atingir ao concluir o projeto da estufa com bambu e PET.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário