quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Agrícola de Apucarana, Pr.

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
 
A Profissão 
O Técnico em Meio Ambiente domina conteúdos e processos relevantes do conhecimento científico, tecnológico, social e cultural, utilizando suas diferentes linguagens, o que lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar as mudanças, de forma a intervir no mundo do trabalho como agente de proteção dos recursos naturais, de orientação de seu uso e de recuperação das condições degradadas, orientado por valores éticos que dão suporte à convivência democrática e à defesa da vida.
É habilitado profissionalmente para operar com informações, produzir e interpretar documentação, relatórios e estudos ambientais; participar na elaboração e acompanhamento de programas e sistemas de gestão ambiental; atuar no planejamento e na operacionalização de programas de educação ambiental e de organização dos processos de redução de consumo, reuso e reciclagem com vista à preservação dos recursos naturais.

Mercado de Trabalho
O campo de atuação para o profissional é crescente e suas atividades são cobradas pela lei, sendo uma exigência das leis federais, estaduais e municipais para empresas privadas e públicas. Pode atuar em empresas privadas e públicas, na área de engenharia, prestação de serviços, educação, saúde e comércio. Além disso, o profissional pode ter o seu próprio negócio, trabalhar como autônomo com prestação de serviços para empresas de pequeno porte e sobre o regime de assessoria em grandes corporações.

O Curso no “Colégio Agrícola”
O curso Técnico em Meio Ambiente no Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas de Apucarana, Pr. foi autorizado através da Resolução 997/2008, publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná em 16/05/08. O Reconhecimento do Curso veio por meio da Resolução 2006/2009 publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná em 04/08/09.
O curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Agrícola de Apucarana atende a população da região, com alunos na faixa etária que varia entre 18 e 40 anos, são trabalhadores vindos em busca de conhecimento e formação, devido à exigência da sustentabilidade nas atividades humanas.

Dados Gerais do Curso 
Habilitação Profissional: Técnico em Meio Ambiente
Forma: Subsequente, acesso após conclusão do Ensino Médio
Carga Horária Total: 1500 horas/aula e mais 120 horas/aula de Estágio Profissional Supervisionado
Regime de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira no período noturno, na modalidade presencial.
Regime de Matrícula: Semestral
Duração do Curso: 01 (um) ano e 06 (seis) meses
Abaixo apresentamos as disciplinas do Curso.
Fonte: Projeto Político Pedagógico do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, 2010

O Perfil do Aluno 
O perfil dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente indica uma variedade de interesses. A maioria é trabalhadores, ligado ao setor público e privado, que buscam uma profissionalização para atuar na área ambiental. Porém, também há os egressos do ensino médio que buscam espaço no mercado de trabalho, trabalhadores informais buscando uma oportunidade de profissionalização e inserção no mercado formal e os que buscam o curso para adquirir subsídios para atuar na sociedade, de forma a promover a sustentabilidade ambiental.
Os objetivos do curso técnico em Meio Ambiente são os seguintes:
Promover a formação integral do aluno visando o mundo do trabalho, com princípios éticos, levando em consideração a natureza humana e suas ações transformadoras;
Implementar ações com base científica e tecnológica respeitando a cultura de forma a promover a transformação da realidade local, regional e global;
Desenvolver uma visão filosófica e política que permita a constituição de uma prática socioambiental voltada para o princípio da sustentabilidade buscando novos paradigmas de produção e consumo que permitam uma melhor relação do homem com o meio;
Formar profissionais técnicos com capacidade crítica para implementar ações que contribuam para solução dos desafios da convivência homem/natureza de forma a atender as necessidades sociais de forma equilibra e sustentável.
Fontes: Projeto Político Pedagógico do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, 2010
           Catalogo Nacional de Cursos Técnicos - Pronatec






Nenhum comentário:

Postar um comentário