segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Retorno ao Trabalho...

Após uma pausa de duas semanas sem trabalhar no projeto da estufa de bambu e PET em razão das chuvas, voltamos a trabalhar no último sábado (04/10) no período da manhã.
O trabalho deste sábado ficou em torno da montagem da estrutura da estufa sobre a qual serão colocadas as garrafas PET. Para suportar o peso das PET e permitir que a estrutura fique firme utilizamos um sistema de travamento feito com pequenos palitos do próprio bambu que fazem o papel de pregos, porém para evitar rachaduras nos bambus, todos os lugares onde utiliza-se o travamento é necessário realizar um furo com uma broca compatível com a espessura do palito que será utilizado naquele local.
"Palito" utilizado para o travamento entre as varas de bambu.
Autor: Flávio Rossi, 2014
Nas varas de bambu com maior espessura utilizamos brocas de 10 mm e naqueles naquelas mais finas usamos brocas de 8 mm. Para reforçar o travamento, utilizamos amarras com arame recozido.
Em relação a estabilidade da estrutura os resultados até o momento parecem satisfatórios, porém sua eficácia somente será comprovada no momento que forem introduzidas na estrutura as garrafas PETs.
Outro trabalho realizado no sábado foi a fixação de correias de borracha na base de sustentação da estrutura da estufa. As borrachas utilizadas foram obtidas junto a um estofado descartado. Desta forma o projeto mostra-se cada vez mais sustentável pelo uso de materiais que poderiam estar sendo fonte de poluição ambiental.
Estágio atual da estrutura de bambu e PET.
Autor: Flávio Rossi, 2014
A expectativa era que o processo de montagem da estufa fosse mais rápido, porém em razão da grande demanda por trabalhos artesanais o projeto evolui num ritmo pouco acelerado, porém segue dentro de um cronograma que nos permitirá finalizar o projeto no prazo estipulado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário